sábado, 30 de julho de 2011

Casamento, Instituição Divina



Pr. Stina



Várias instituições formam a estrutura da civilização ocidental: o casamento, a propriedade privada, e o estado.
Mas, com todo o respeito, cremos que a instituição do casamento e da família é a mais importante de todas. Dela depende a estabilidade social e a segurança do Estado, e das pessoas.
Na esfera individual, nada abaixo de Deus exerce tão poderosa influência como o casamento. O êxito ou o fracasso na vida, tanto do homem como da mulher, muito depende do êxito ou do fracasso no casamento.
Hoje a instituição do casamento, ou seja, da família, está em crise. Milhares de casais estão se separando. Outro sintoma é o elevado número de casais que vivem sob tensão, com lares sacudidos por discussões acaloradas, por palavras duras e maus tratos.
A tensão a que estão expostos e com frequência quase insuportável, destroça os nervos, e arruina a saúde. Muitos casais continuam vivendo juntos por amor aos filhos, ou por alguma outra consideração.
Mas, não são felizes. Pelo contrário, são profundamente infelizes, o casal e também os filhos.
Entretanto, o casamento foi instituído para o bem do homem. Sim, para o seu mais elevado bem. Deus é o Seu Autor. Com efeito, Deus oficiou o primeiro casamento da História.
Isto significa que a condição ideal para o homem é de estar casado, como Deus mesmo disse no princípio: "Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18
A instituição do casamento foi honrada pelo Senhor Jesus Cristo, que assistiu um festa nupcial, as Bodas de Caná. Jesus honrou o casamento também nos seus ensinos, comparando o recebimento da igreja por Ele, na Sua segunda vinda, a uma festa nupcial. Mateus 22: 1-14.
A instituição do casamento tem lugar de honra na tradição judaico-cristã. Na sua fórmula para o ato do casamento os judeus empregam a palavra kiddushin, que significa santidade.
A Igreja Católica considera o casamento uma instituição natural feita pelo Criador, parte da natureza do homem. Ela encara o matrimônio como sacramento, como capaz de conferir graça que purifica e santifica a alma. As igrejas evangélicas o encaram como instituição divina.
Santo Agostinho escreveu: "Casamento humilde é melhor que virgindade orgulhosa". The New Dictionary of Thoughts, p. 32. E Martinho Lutero também disse algo sobre o casamento: "Deus pôs o símbolo do casamento em toda a parte na natureza: Cada criatura busca a perfeição noutra." idem, p. 393.
Ao instituir o casamento, no princípio da história humana, Deus disse: "Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une á sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". Gênesis 2.24
O plano de Deus estabelece a monogamia, não a poligamia - quer seja ela legalizada, ou clandestina. O homem deve ter uma só mulher, a mulher, um só marido.
O apóstolo Paulo declara:". . . cada um tenha a sua própria esposa e cada esposa o seu próprio marido." I Coríntios 7:2
No plano de Deus a união do casamento é indissolúvel. Jesus ensinou: ". . .o que Deus ajuntou não o separe o homem". Mateus 19:6. Lemos também: "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor." I Coríntios 7:39.
Há uma só base para dissolução do casamento, que Deus reconhece: a infidelidade conjugal.
Nas palavras de Jesus: "Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada, comete adultério." Mateus 5:32
Como afirmamos antes, o casamento foi instituído para o bem do homem. E sempre que "os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção.
Ele preserva a pureza e a felicidade do gênero humano, provê as necessidades do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral."
Com efeito, na união conjugal o homem e a mulher encontram sadio companheirismo. E no convívio do lar o caráter é aprimorado, enobrecido, enriquecido.
Desenvolvem-se as qualidades da compreensão, da tolerância, da apreciação das virtudes de outrem, da solicitude pelo bem de outrem, do serviço abnegado.
A esposa temente a Deus abranda e eleva o caráter do marido. O marido cristão edifica espiritualmente a esposa. E não só os cônjuges são beneficiados por esta união: mas também os filhos.
Pois nada se iguala a um lar em que reina harmonia para a criação de filhos sadios e felizes.
Querido amigo: como você encara o casamento? Como instituição humana, mero contrato pessoal, que pode se desconsiderar e mesmo desfazer pela vontade de uma ou de ambas as parte?
Ou você encara o casamento de acordo com a vontade de Deus? Como Ele quer que o encaremos?
Deus quer que encaremos o casamento como instituição divina, sagrada, indissolúvel, digna de honra.
Uma união para o êxito da qual devem, marido e mulher, fazer sempre o mais sincero e diligente esforço.
Como é maravilhoso quando marido e mulher consegue dizer um ao outro: Deus me escolheu pra você!

O Deus que eu Conheço

O Deus que eu Conheço

Pr. Stina
Como é Deus? Como você o vê? Quem é Deus para você?
O apostólo São Paulo diz em I Coríntios 8:5, que muitos são os deuses e senhores do homem. "O paganismo povoou a terra e o céu com diferentes ordens de divindade, e os homens imaginaram deuses presidindo sobre as montanhas, rios e flores; sobre enchentes, sobre as pestilências e sobre o fogo; sobre a virtude e sobre o vício; sobre famílias e nações"Pulpit, vol. 19, pg. 283.
O sol e os planetas foram feitos objetos de culto, bem como os signos do Zodíaco. Os panteões dos antigos povos, como Babilônia, Egito, Grécia, e Roma estavam cheios de supostas divindades: Amen, Ápis, Assur, Apolo, Atena, Baal, Bao, Cibele, Camos, Dagon, Diana, Hórus, Isis, Júpiter, Marduk, Mercúrio (ou Hermes), Mitra, Moloque, Osíris, Tamuz e Vênus. 7BC 1067.
Também existem alguns deuses do sistema filosófico: o deus do deísmo, que tem o poder de criar, mas não mantém ligação com suas criaturas. É uma espécie de rei ausente de seu domínio e a ele indiferente. O deus do panteísmo, constituído do universo como um todo. As coisas que vemos: o solo, a água, o ar, os astros e até nós mesmos - tudo é parte deste deus.
Todos estes deuses são criação e imaginação do homem. Refletem idéias e defeitos humanos. Como disse Voltaire: "Desde que Deus criou o homem à Sua imagem tem o homem retribuído à cortezia criando deuses à humana imagem".
Nenhum destes deuses é o Deus que eu conheço - o Deus das Escrituras. O Deus que eu conheço, é o Deus que se revelou ao homem. O que dEle sabemos, pela Bíblia, Ele mesmo o revelou.
1º) O Deus que eu conheço é o Deus criador. Ele é a grande Causa de tudo o que existe. "No princípio criou Deus os céus e a terra". Gênesis 1:1. Muitos alegam a origem do mundo e do vasto universo à ação de forças naturais. Negam que uma Força Superior criou a imensidão do universo, e o nosso planeta - negam a ação de Deus.
O cientista astrofísico, Dr. Jesse L. Geenstein, do Instituto de Tecnologia da California, observa: "Como a matéria veio do nada, é um terrível mistério. Poderia ser isto algo fora da ciência? Tentamos ficar fora da filosofia e da teologia, mas a vezes somos forçados a pensar em termos maiores, a olhar algo fora da ciência".Plain Truth, jan, de 1979, pg. 4-6, 23, 24.
Há um ser que tudo criou - É Deus.
Que confissão! E da parte de um eminente cientista! Não há como explicar a origem do universo independentemente da ação de Deus. Nas palavras majestosas do grande Livro: "No princípio criou Deus os céus e a terra", encontramos a verdade.
2º) O Deus que eu conheço não é apenas o Criador: Ele é também o Mantenedor do universo. Deus criou mediante o Seu Filho, e sustenta a criação igualmente pelo Filho. Como está escrito: "Havendo Deus, outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nesses últimos dias nos falou pelo Filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Ele , que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder, e depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas". Hebreus 1:1-3. O Deus Filho sustenta todas as coisas pelo Seu poder.
"Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando dia a dia, hora a hora, momento a momento, para nos conservar a vida, construir e restaurar-nos" A Ciência do Bom Viver pg. 153.
3º) O Deus que eu conheço é revelado nas Escrituras como um ser santo, perfeito. Ele mesmo disse: "... Eu, o Senhor vosso Deus, Sou santo". Levítico 19:2. E falando dEle, Jesus disse: "... perfeito é o vosso Pai celeste".
Quão maravilhoso! Mesmo em meio a tanta corrupção, as Escrituras surgiram do povo de Deus rodeado de nações que cultuavam deuses corruptos, sanguinários. Mercúrio era o protetor dos ladrões. Baco, o protetor dos ébrios. Para assegurar o favor desses deuses, seus adeptos se entregavam à embriaguês e ao roubo. O Culto de Afrodite ( A Venus dos Romanos), a deusa do amor e da fertilidade, era acompanhado nos templos, por práticas imorais.
O seu santuário em Corinto, na Grécia, tinha cerca de 1.000 prostitutas cultuais. (Catecismo Católico Popular, de Spirago, vol. II pg. 48; 8 BC 223) A influência de tais deuses - ou idéias deles - deve-se o fato que a fornicação era uma quase característica da vida greco-romana(6BC 314). Num mundo assim cheio de corrupção, a Bíblia foi escrita. Mas o Deus nela revelado é um Deus santo e moralmente perfeito. Isto é certamente maravilhoso!
4º) O Deus que eu conheço é também um Deus de amor. O amor de Deus transparece em toda a Bíblia. No Antigo Testamento Ele diz: " Com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atrai". Jeremias 31:3 E o Novo Testamento afirma: ". . .Deus é amor". I São João 4:8. Em Deus o amor é mais do que atributo, mais do que uma qualidade básica: Ele é a sua própria natureza, a Sua essência. Assim, o Seu amor para conosco, seres humanos, não depende do que somos e sim do que Ele é.
Deus mostrou o Seu amor principalmente pela morte de Seu Filho. Como escreveu São Paulo: "Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5:8.
Meus queridos amigos, este é o Deus que eu conheço: O Deus que tudo criou e tudo sustenta; o Deus santo, perfeito em todos os Seus caminhos; Deus de amor, que está interessado em nós, que nos deu a salvação, que se compadece de nós e nos presta ajuda; que supre todas as nossas necessidades.
Não quer você hoje, retribuir a esse maravilhoso Deus, que tudo fez por nós, entregando o seu coração?
Abra agora o seu coração. E o Deus que eu conheço o receberá de braços abertos.

Por que Sofremos?



Pr. Stina



Não faz muito tempo visitei uma senhora em seu lar, que segurando a mão de seu esposo, pronunciou suas últimas palavras nesta vida. Poucos meses antes, ela fora acometida de câncer e em menos de um ano, a doença a venceu e muito cedo, foi para o descanso. Toda a família sofreu muito, e ainda sente saudade de alguém que foi muito especial.
Com certeza em todas as famílias o sofrimento se faz presente.
Por quê temos que sofrer?
Por quê acontecem tantas tragédias e sofrimentos?
Talvez porque alguns só conseguem encontrar a Deus mediante sofrimentos, lágrimas e perdas.
Porém, a mais confortadora promessa é que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito". Romanos 8:28.
Muitos tem questionado a Deus quando defrontados por realidades negativas, mas é importante sabermos que Deus não é o autor do sofrimento. Deus jamais desejou que houvesse tristeza, lágrimas e morte.
Jesus explicou isto em Mateus 13:24-30 onde compara nosso mundo a um campo onde um homem semeou a boa semente. Naquela noite um inimigo semeou ervas daninhas. Mais tarde, quando as plantas cresceram notou-se a presença das ervas más. Os servos do proprietário indagaram sobre a qualidade das sementes, mas o homem, seguro de si, esclareceu: "Um inimigo fez isto".
Com esta parábola Jesus Cristo descreveu o que aconteceu ao nosso mundo.
A terra era perfeita e linda ao sair das mãos do Criador. Mas alguém tentou destruir, as belas obras de Deus, semeando muitas sementes más, e obteve êxito no que fez.
Então surgem algumas perguntas:
Quem é este inimigo? De onde ele veio? Por quê ele tem inimizade para com Deus? Por quê Deus não o eliminou?
A Bíblia diz que este inimigo surgiu no próprio céu e que foi expulso de lá por causa do que fizera. A Bíblia afirma: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo". Apocalipse 12:9.
Aqui o inimigo é identificado como diabo e satanás. Já em Isaías 14:12 ele é chamado de Lúcifer, ou anjo de luz que era seu nome original.
Como Lúcifer veio à existência? Deus o criou. Mas Deus não o criou como um demônio. A Bíblia esclarece: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti". Ezequiel 28:15. Deus o criou perfeito, mas Lúcifer escolheu o mau caminho e tornou-se em diabo.
O que então conduziu este ser perfeito à rebelião? Egoísmo, egocentrismo! Ele desejou uma posição mais elevada do que possuía. Isaías explica este mistério da origem do mal: "Tu dizias no teu coração, eu subirei ao céu,... eu exaltarei o meu trono e ... me assentarei,... eu serei semelhante ao Altíssimo". Isaías 14:13-14. Lúcifer não estava satisfeito com todas as vantagens que Deus lhe dera. Ele cobiçou posição mais elevada; invejando a Jesus Cristo. Ele desejou ser semelhante ao Altíssimo. Esqueceu-se que era apenas uma criatura e Jesus o Criador.
Como Lúcifer agiu?
Ele planejou, conspirou e executou seu plano. Em primeiro lugar ele pretendeu ter maior sabedoria que o próprio Deus, e por implicação, que seria um governador melhor do que Deus. Orgulhoso de seus talentos e sabedoria sentiu-se capaz de maiores responsabilidades. Ezequiel diz: "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, pecaste...". Ezequiel 28:16-17
Em sua rebelião contra Deus, ele seduziu a terça parte dos milhões de anjos das hostes celestes, e houve guerra no céu. Deus poderia ter destruído a Lúcifer com apenas uma palavra, mas isto levaria milhões e milhões de seres criados, à dúvida.
Por guerrear contra Deus, ele não mais poderia permanecer no céu. A Bíblia afirma que ele "foi expulso e com ele os seus anjos". Apocalipse 12:9
Infelizmente, para nós, seres humanos, ele fez deste planeta, o seu lar. Durante seis mil anos os habitantes da terra temos uma manifestação dos princípios do seu governo. Seis mil anos de tragédias, sofrimentos e morte. Seis mil anos tentando destruir o homem, separando-o de Deus.
Embora seus ataques nunca tenham cessado, ele tem reservado para estes últimos dias do final da história, terríveis investidas, especialmente contra o povo de Deus, que procura fazer a vontade do Senhor. Diz o texto sagrado: "Irou-se o dragão contra a mulher, e foi pelejar com os restantes de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus". Apocalipse 12:17.
Amigo querido, se você tem se esforçado em guardar os mandamentos de Deus e fazer a vontade divina, pode ter certeza: você também enfrentará os ataques do inimigo nestes últimos dias.
Talvez neste momento você esteja perguntando: Como poderei vencer um inimigo tão poderoso e tão astuto?
A resposta é simples: você e eu podemos vencê-lo do mesmo jeito que Cristo o venceu.
Nas tentações que o diabo lhe fez, Jesus venceu pelo método "Está escrito". A Palavra de Deus e Seus ensinos faziam parte da vida de Cristo.
Dentro de muito pouco tempo, Deus colocará fim a esta rebelião do inimigo. Chegará o tempo em que, como diz o profeta Ezequiel. "Satanás será reduzido a cinzas e não mais existirá. Ezequiel 28:18-19. Em Apocalipse 20:10 lemos que o diabo será destruído pelo fogo do último dia.
E completando este recado de Deus para Seus filhos sofredores, a Bíblia diz: "A angústia não se levantará outra vez". Naum 1:9.
O usurpador do governo da terra será destruído, e as consequências nefastas do seu reino desaparecerão. Não haverá mais sofrimento pois "Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, por que as primeiras coisas passaram". Apocalipse 21:4
Como será maravilhoso este Mundo feito novo! Para ser governado por um Deus de amor. Quão maravilhoso será estarmos livres do sofrimento, da angústia, da dor e da morte.
E isto se dará muito em breve, quando Jesus regressar.
Você gostaria de estar pronto para o dia em que Deus fará novas todas as coisas?
Quando Deus terminar com o sofrimento e com a dor?
Hoje Jesus está lhe chamando para uma nova vida, um novo reino.
Amigo querido, se você está cansado de sofrer ouça a voz de Jesus dizendo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e eu vos aliviarei"... Mateus 11:28.

Como Superar a Depressão

Como Superar a Depressão

Pr. Stina



Como surge a depressão? Quais os sintomas? Você imagina que tem depressão? Se esse fantasma o assusta, a Voz da Profecia garante a você que é possível superá-lo.
A depressão se parece com uma sensação de desapontamento. Parece uma sombra, uma nuvem densa em cima da sua cabeça. Você se levanta cansado e tudo o que faz exige bastante esforço.
Tudo fica mais difícil. Aí você quase não sai, não aceita convites, prefere isolar-se cada vez mais.
Você tenta não entregar-se, procura combater esse gigante, mas volta a sentir um desânimo que suga toda a energia restante.
Parece que uma escuridão o cerca por todos os lados e você começa a descer ao poço sem fundo da depressão.
Os psicólogos afirmam que a depressão aflige a pessoa mais do que qualquer outra doença. E se houver alguma outra enfermidade, tal doença na presença da depressão galopa na direção errada.
A depressão nos ronda muito mais do que imaginamos. Especialmente nas cidades grandes. A selva de concreto se tornou tão cruel conosco, não só pelas ofensas, mas também por nos ignorar e depois nos agredir com o espectro do medo.
Esses dias fiquei surpreendido ao saber que 46% da população de São Paulo já teve algum tipo de atendimento psicológico. O fato mais perturbador segundo os profissionais é que os casos não tratados de depressão atingem números alarmantes.
A depressão pode estar ligada a alguma perda que tivemos. De um parente, a perda do namorado, da auto-estima, a perda de um emprego ou o medo de perdê-lo. Também pode estar ligada a uma reação de desapontamento, uma frustração grave e dolorida. Geralmente são ferimentos emocionais.
Comumente as pessoas estacionam em um clima negativo, descrito pelos especialistas como baixo astral. Elas conseguem viver, mas tudo ao redor fica sombrio e se sentem "pra baixo".
Às vezes foi um insulto, uma rejeição, uma injustiça sofrida, multiplicados pela tristeza e pela raiva.
A chave para a depressão está em nossa reação a ela, nossa atitude para com essas coisas ruins que cruzam nosso caminho.
A depressão se desenvolve no cérebro. Se quisermos atacar de frente a depressão, temos que eliminar hábitos errados de pensar. Isso não é fácil, mas através da graça de Deus se torna possível.
Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza.
O ativo e incansável batalhador do Evangelho, estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles.
Paulo não deixou seus pensamentos afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.
Paulo colocou sua situacão depressiva nas mãos de Deus. Ele apontou seu problema na direção do Céu e quando fez isso, começou a ver a luz iluminando a masmorra fria e insalubre. Ele viu que a graça de Deus podia fazer coisas positivas por ele. Que era capaz de reverter os seus problemas, mágoas e tristezas. E ainda conseguiu escrever estas palavras, que estão registradas em sua carta aos Filipenses:
"As coisas que me aconteceram contribuíram para o progresso do Evangelho". Filipenses 1:12.
"Dou graças ao meu Deus quando me lembro de vós." Filipenses 1:3
"Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos." Fil. 4:4
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Filip 4:13
"Esquecendo-me das coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo." Filipenses 3:13 e 14
Na cela solitária poderia relembrar o passado e abominar o presente, mas resolveu acreditar no futuro. Decidiu ser alegre e agradecer.
Reverteu todo o quadro da depressão e mergulhou nas promessas divinas a ponto sentir-se feliz mesmo ali onde estava.
Conseguiu desfocar o problema pungente, para enaltecer as vitórias do Evangelho: "Com isto me regozijo, disse ele, sim, sempre me regozijarei." Filipenses 1:18
Como então podemos superar a depressão?
Além de procurar um médico, porque depressão é doença, a fé é um elemento fundamental no processo da cura da depressão e muitas vezes o fator decisivo. É preciso confiar em Deus e pensar positivamente.
Um cardiologista chamado para uma emergência, antes de sair indicou uma paciente aos seus assistentes dizendo: "esta moça é portadora de TS."
Como ela não sabia que TS era a sigla da sua doença, imaginou logo que TS era o código das palavras em inglês: Terminal State = estado terminal. Deprimida pensou que seus dias estavam contados e morreu em poucos dias na UTI do hospital.
O reverso também ocorre. Um senhor com o coração enfraquecido, estava em situação gravíssima. Normalmente o coração tem dois sons apenas. Mas este era um caso de falência do músculo cardíaco, e surgiu um terceiro som denominado "ritmo de galope", estágio terminal da doença. O cardiologista disse aos alunos: "agora vocês vão assistir a um bom galope." Mas o incrível aconteceu. O paciente em duas semanas recebeu alta completamente curado.
Ele havia entendido que o bom galope seria a reabilitação que ele teria. Imediatamente quando ouviu a expressão, a esperança estimulou sua mente e o processo de cura e restauração foi iniciado para a sua imensa alegria.
Amigo, mediante a confiança em Deus, você pode superar todos os seus problemas. Inclusive a depressão. E deixar aos cuidados divinos toda e qualquer dificuldade que esteja enfrentando. Deixe suas preocupações e fardos aos cuidados do Salvador Jesus, que disse: "Venham a Mim todos os cansados e oprimidos e Eu os aliviarei." Mateus 11:28
Se você acreditar em Jesus, começará em você o milagre da cura e da restauração.

ESPERANÇA NA ANGÚSTIA

ESPERANÇA NA ANGÚSTIA
PR. ALEJANDRO BULLÓN
"O texto para a mensagem de hoje está registrado em I Pedro 1: 3 a 7: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo..."

O tema central do texto é a esperança cristã, como a herança maravilhosa que Deus entrega a seus filhos nesta terra. Este texto foi escrito por Pedro, no primeiro século de nossa era, para um grupo de pessoas que eram novas na fé. Mas as lições são valiosas para os cristãos de todos os tempos indistintamente de quão novos ou velhos sejam na experiência cristã.

Outro dia procurou-me um senhor, de uns cinqüenta anos, embora seu rosto aparentasse muito mais. Seu olhar sombrio refletia o vulcão de sentimentos pessimistas que aprisionavam seu coração. "Ajude-me, Pastor", disse com voz cansada, "gostaria que a vida tivesse sentido e não fosse aquela avalanche de dias incertos, vazios e desesperantes."

Ah, meu amigo, todos gostaríamos que a vida tivesse sentido, que valesse a pena acordar, ver o sol e abraçar desafios. Mas o que fazer, se a vida parece sempre uma rotina massacrante? Aonde ir quando perdemos a motivação de viver e tudo nos parece sombrio e sem graça?

O texto de hoje nos fala de esperança, mas entenda bem, esperança cristã não significa apenas um tipo de expectativa com relação ao futuro. Ela é o ingrediente que dá sentido a nossa vida presente. É ela que tira, de nossos dias rotineiros, as sombras da incerteza e deixa brilhar o sol da alegria. Fazer da esperança apenas uma possibilidade futura é torná-la simplesmente um desejo ou anseio ou espectativa, mas não, a certeza de algo real.

Por exemplo, quando um garoto diz: "Gostaria de ganhar uma bicicleta no natal", ele pode estar querendo dizer: "Acho que existe a possibilidade de que meu pai me compre uma bicicleta." Poderia, também, estar dizendo: "Não existe muita chance de que meu pai consiga o dinheiro suficiente para comprar-me uma bicicleta." Você percebe? Isso é desejo, espectativa ou anseio, mas a esperança cristã é muito mais do que isso.

Ela é a certeza de que Deus tem um lugar preparado para nós, quando a história deste mundo chegar a seu final, mas também é a certeza de que ele está presente em nossa vida, hoje, agora, aqui onde estamos, dando sentido à vida e trazendo plenitude e paz ao coração, embora tudo pareça escuro e a vida esteja rodeada por uma montanha de dificuldades.

Isto nos leva à conclusão de que a esperança está intimamente relacionada com a fé. É isso que Pedro afirma no verso cinco: "...sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé..." (I Pedro 1:5)

É impossível para uma pessoa que não tem fé, poder ter esperança. A fé é o que gera a esperança. E fé, meu amigo, é confiança em Deus. Mas para poder confiar em alguém, você precisa conhecer esse alguém. Para conhecer é necessário conviver com essa pessoa. Você não poderá nunca exercitar a fé se não for a Jesus do jeito que estiver, levando a Ele suas dúvidas e incredulidades. Ele é o autor da fé. Você precisa ir a Ele e cair aos Seus pés depondo seu racionalismo, seu agnosticismo, seu humanismo ou secularismo.

Não é capaz de crer? Vá a Ele. Você sabe que precisa de Jesus, mas sente que tem o coração de pedra? Vá a Ele, como o pai daquele menino endemoninhado que um dia foi a Jesus e clamou: "... Ajuda-me na minha falta de fé." (Marcos 9:24)

Sabe o que ele estava querendo dizer? Senhor, meu jeito de crer é imperfeito, sou duro, tenho perdido a fé em tudo, mas preciso de Ti porque está tudo confuso na minha vida. Meu coração está vazio, meu lar está caindo aos pedaços, meus negócios estão indo à falência, não posso relacionar-me bem com as pessoas, estou sozinho, preciso de Ti, ajuda-me na minha incredulidade.

Ah, meu amigo, só a fé nos ajudará a manter viva a chama da esperança quando tudo parece escuro em nossa vida. E olhe para sua volta. Assista os noticiários na TV ou leia os jornais. Não está tudo saturado de miséria, tristeza, desonestidade e violência? Às vezes, você não sente-se inseguro e pergunta-se: "Para onde vai este mundo? Não sente-se revoltado quando a injustiça vence a justiça? Bom, aqui é onde aparece o valor da esperança porque ela cria em você a certeza de que, apesar do mundo estar sendo consumido pelas chamas da loucura humana, você está seguro nos braços de Jesus. Não importa o que suceda hoje ou amanhã, Deus está cuidando de você. Isso é a esperança cristã.

Corrie Ten Boom, foi uma jovem cristã desconhecida para muitos, mas com certeza, seu nome está registrado nos livros da vida eterna. Veja o que ela escreveu na cela imunda de um campo de concentração nazista, durante a segunda guerra mundial. "O tempo aqui é um desafio. Às vezes surpreende-me o fato de eu aceitar tudo isto tão bem. Seguramente nunca me acostumarei a esta situação, mas em geral, estou feliz... Às vezes tudo parece escuro, mas o Senhor me provê Sua luz e isso é muito bom."

Isto não combina com o que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma quando estavam sendo perseguidos? Veja, Romanos 8:38 e 39: "Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

Outro aspecto do texto de hoje tem a ver com a esperança, como herança de Deus para seus filhos. Isso está no verso 4: "...para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros..." (I Pedro 1:4)

Esta herança, obviamente, é a salvação. No verso 9, Pedro fala da salvação da alma, referindo-se ao ser humano completo. Salvação, meu querido, é a libertação divina do poder do pecado e da autodestruição, colocando-nos num relacionamento correto com Deus. Este trabalho divino, afeta positivamente todas as áreas de nossa vida: saúde, família, trabalho, vida social, enfim...

Quer dizer, quando Deus o abençoa com a Sua salvação, sua saúde deve melhorar porque você passará a respeitar os princípios presevadores da vida, sua família deve ser mais feliz porque agora o amor de Jesus transborda seu coração, sua vida profissional deve ser mais produtiva, porque não é mais somente o dinheiro a sua motivação. Você entende? Só que todos os benefícios que você pode receber nos diferentes aspectos da vida, são apenas um "adiantamento" da verdadeira herança que você receberá no final da história humana. Ah! o que Deus tem reservado para você são coisas que "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (I Coríntios 2:9)

Não é maravilhoso? Eu sei que é difícil para os seres humanos compreenderem o valor do que realmente nos aguarda. São Pedro usa, no verso 4, três palavras para referir-se ao tipo de vida que viveremos ao lado de Jesus: incorruptível, sem mácula e que nunca murchará. O pecado nunca mais terá poder para escravizá-lo, derrotá-lo ou humilhá-lo e você poderá respirar, a plenos pulmões, a liberdade que o Senhor lhe dará como herança. E o melhor de tudo isso, é que você nunca murchará, ou seja, não terá nunca mais aquela preocupação desesperada para não envelhecer, não mais bisturís, nem cremes, nem óleos. Não haverá mais dor, nem velhice, nem solidão. Você e Jesus vivendo eternamente.

O apóstolo Pedro termina enfatizando que a esperança cristã concede aos filhos de Deus a certeza da proteção divina. Ele afirma no verso 5 que: "... sois guardados no poder de Deus..." (I Pedro 1:5)

Agora, por favor, não entenda mal esta promessa. Proteção divina significa que você nunca estará só em nenhuma circunstância da vida, por mais adversa que ela seja. Jesus sempre estará com você. Proteção divina não significa isenção da dor e do sofrimento. Pedro deixa isso bem claro quando afirma no verso 6: "...embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações." (I Pedro 1:6)

Proteção divina, significa que o poder divino estará sempre ao seu alcance de modo que você terá o valor e a coragem necessária para continuar sendo um filho de Deus em qualquer circunstância. Existe muita diferença entre dizer: "Um dia o Senhor me livrará de todas as dificuldades", e dizer: "Eu sei que o Senhor está comigo apesar das dificuldades". Esperança cristã não é somente espectativa futura. É, em primeiro lugar, e acima de tudo, realidade presente da proteção divina. Mas esta proteção não significa necessáriamente que não seremos atingidos pela dor. Claro que Deus não é o autor da tristeza e do sofrimento, mas essa é a realidade da vida humana num mundo imperfeito depois da entrada do pecado. Só que a promessa é que Deus não abandonará você quando a dor chegar. Ele estará ao seu lado enquanto atravessar o "vale da sombra e da morte."

Lembre-se que a primeira epístola de Pedro foi escrita num tempo em que os cristãos estavam sofrendo por amor a Jesus. Naqueles dias, existiam muitos tipos de punições para os que seguiam a Jesus. Entre elas, estava a pena de morte. Quando Pedro escreveu sua primeira epístola, seguir a Cristo significava ter a vida por um fio. Os cristãos daquele tempo viviam na encruzilhada da vida e da morte. Todas as pessoas eram obrigadas a curvarem-se diante da estátua do Imperador de Roma e dizer: "César é o Senhor". Só que esta declaração siginificava negar ao Senhor Jesus Cristo e a punição para aquele que ousasse rejeitar a adoração ao Imperador, era a morte.

Por esse motivo é que Pedro enfatiza a idéia de que a proteção divina significa que Deus não abandona Seus filhos na hora da decisão e da dor. Talvez você possa compreender isto, se por algum motivo neste momento está tendo dificuldades para seguir a Jesus.

Outro dia, conversei com uma senhora, cujo marido tinha ameaçado expulsá-la de sua casa, se ela se batizasse. É esse o seu caso? Perdeu o emprego por causa de Cristo? Seus amigos o abandonaram? Seus familiares não querem mais saber de você? Bom, então talvez você compreenda como estavam sentindo-se os primeiros cristãos quando Pedro lhes escreveu a sua primeira carta.

Nesta primeira carta, o apóstolo Pedro vai mais longe. Ele afirma no verso 6 que devemos alegrar-nos quando a provação chegar. Por que? Ele responde no verso 7: "Para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo." (I Pedro 1:7)

Vê? Não se desespere quando o sofrimento chegar. Ele é como o fogo que refina o ouro e quando tudo passar, sua fé estará mais madura e tudo terá sido para a glória de Deus.

Você está atravessando um momento difícil em sua vida? Sente que suas forças estão se esgotando e que você não conseguirá resistir por muito mais tempo? Lembre-se da promessa de hoje. Deus finalmente expulsará a dor e o sofrimento de sua vida. Mas enquanto esse dia não chegar, você não está sozinho. Jesus está aí com você. Seu sofrimento tem sentido, porque finalmente você sairá mais maduro dessa situação.

A esperança do cristão não significa somente que você viverá num mar de rosas um dia, não. Ela tem que ver com você hoje. Ela trabalha em meio da humanidade e infelizmente, a dor e o sofrimento, são parte da humanidade. A esperança do cristão tem que ver com a vida. Não existe nada melhor que a esperança para dar sentido à vida. Deus nos deu a vida quando nos criou e quando no Calvário, a morte pareceu ter vencido, o Pai nos deu a ressurreição na vida de Seu Filho. Quer dizer, Ele tirou daquele cadáver aprisionado pela tumba a luz da esperança, Ele transformou aquela humilhação em glória, aquela agonia em forças renovadas.

Por isso, Deus é o fundamento da nossa esperança. E você, meu amigo, pode sair neste momento das sombras do temor e do pessimismo para um novo dia ao lado de Jesus. Abra seu coração a Ele agora.
ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado pela vida, pela dor e pelo sofrimento. Obrigado porque é na dor que a fé se purifica e faz-se mais robusta. Neste momento, muitos estão sofrendo, dá-lhes a certeza de Tua presença. Se é Tua vontade, liberta-os da dor, mas acima de tudo, liberta-os do medo, do pessimismo e dá-lhes a esperança que pode transformá-los. Em nome de Jesus, amém.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Salmos 46:10 e 11

Aquietai-vos, e sabei que
eu sou DEUS
Sou exaltado entre as nações;
Sou exaltado na terra;
O senhor dos exércitos está conosco;
O DEUS de Jacó é o nosso refúgio.





segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como vaso nas mãos do oleiro


"E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer." Jeremias 18:3-4 




Muitas vezes sentimos nossas vidas aos pedações, parece não ter mais solução.
Mas... Deus pode pegar esses caquinhos e fazer tudo de novo...
O" O Deus que eu acredito é um Deus de milagres" , pra ele não existe impossível..
Ele transforma a água em vinho, fez abrir o mar vermelho, fechou a boca de leões e pode sim transformar nossas vidas se nos desejarmos.
E eu desejo muito a cada dia estar mais próxima de Deus.
Desejo que Deus molde meu caráter, minha vida, transforma minhas imperfeições..
Quero levantar pela manhã e dizer..
Estou pronta Senhor! 
O que queres de mim nesse novo dia!


Quero que o Deus dos milagres...refaça o vaso da minha vida!!
Pois quero a cada dia ser alguém melhor...

domingo, 24 de julho de 2011

Espirito Santo

Essa é uma  das musicas que amo... 

..


Espirito Santo

Fernanda Brum

Composição: Eyshila
Espírito Santo ore por mim
Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso
Espírito Santo use as palavras
Que eu necessito usar mas não consigo
Me ajude nas minhas fraquezas
Não sei como devo pedir
Espírito Santo
Vem interceder por mim
Todas as coisas cooperam pra o bem
Daqueles que amam a ti
Espírito Santo vem orar por mim
Estou clamando, estou pedindo
Só Deus sabe a dor que estou sentindo
Meu coração está ferido
Mas o meu clamor está subindo.

Sonda-me, Usa-me

Quero ser usada da maneira que te agrada  Senhor....em qualquer hora em qualquer lugar!!!!

Deus cuida mim

Minha alma andava triste e abatida.
Mas...porque andar assim se tenho um Deus que amo?
Não tenho mais com que me preocupar...apenas confiar que existe um  Deus cuida de mim..
Pois Sei que Deus cuida de mim...

sábado, 23 de julho de 2011

Que Tipo de Pessoa Você Quer Ser?

Que Tipo de Pessoa Você Quer Ser?


 Harold Kushner, em seu livro Que Tipo de Pessoa Você Quer Ser? (p. 27), menciona que escutou certa vez um psicólogo estabelecer um contraste entre dois tipos de moralidade. Existe a moralidade da esperteza e da sagacidade, em que ter sucesso significa levar a melhor numa interação com outra pessoa por meio de um negócio feito com astúcia ou de uma resposta esperta. Nesse tipo de moralidade, o pior pecado é deixar alguém tirar vantagem de nós e a pior punição é a vergonha quando outras pessoas nos desprezam por terem levado a melhor.

Há também a moralidade da integridade, em que o bem maior é a consideração pelos outros, o pior pecado é magoar outra pessoa e a pior punição é a culpa, quando nos desprezamos pelo que fizemos. Que tipo de pessoa você quer ser?

Jacó travava uma luta dentro de si. Ele tentava conseguir por meio da esperteza o que não foi capaz de obter pelo nascimento. Era o conflito entre seu desejo de obter o que queria e a noção de que só podia consegui-lo se fizesse algo fraudulento.

Existem momentos em que nos perguntamos: “Como pude fazer isso? Eu não sabia que era errado...” Ou nos advertimos: “Pare agora, senão vai ter problemas.”
Quando o anjo perguntou qual era o nome de Jacó, estava, na verdade, perguntando: “Que tipo de pessoa você é?” Você está vivendo de acordo com seus valores? Quem você foi até agora e o que quer ser daqui para frente?

Do Livro : Meditações Diárias -Momentos de Graça _ J. M. Barbosa da Silva